sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Rock and Roll



Papai, com as atividades políticas e sindicais, vinha sempre à Brasília. Um ou dois dias, às vezes menos. Era sempre muito bom estar com ele. Carinhoso com as netinhas, brincalhão. Elas curtiam a visita. Íamos a bons restaurantes, coisa que ele nos ensinou a apreciar. Onde pudéssemos comer uma boa paella ou uma carne de caça.

Algumas vezes eu o acompanhei ao Congresso Nacional, para reuniões com as lideranças ou algum outro assunto.

Naquela época eu militava em partidos trotskistas. Ele, sempre PCB. Hoje vejo o quanto ele era paciente e tolerante com as minhas intolerâncias. Pacientemente, ele argumentava comigo sobre os assuntos nos quais tínhamos discordância.

Em uma das suas vindas a Brasília, nas movimentações pela democratização do país, ele me deu o compacto de Gonzaguinha, com a música Comportamento Geral. De arrepiar.

Papai tinha bom gosto. Ele e mamãe tinham uma coleção de discos da MPB, desde os anos 60. Além dos livros que nos presenteavam, eles nos apresentaram o melhor da música. Me veio à lembrança que um dos discos que me apaixonou, entre o Chico – tinham tudo dele -, Dorival, Gilberto Gil e Noel, foi uma banda de rock and roll. Era a lendária Bill Harley e Seus Cometas, de Rock Around the Clock. Toquei sem trégua na minha radiolinha. Preciso lembrar de perguntar à mamãe sobre como descobriram (ela e papai) o Rock and Roll.

Leila

Papai faria hoje, 5 de setembro, 81 anos.
Aqui, a música do grande Gonzaguinha, como uma pequena homenagem. Emocionante. Daniel, filho de Gonzaguinha, canta com ele em imagem. E, de quebra, um show do “Bill Harley and His Comets” . Os vídeos geralmente custam um pouco a abrir. Dá um "pause" e deixa carregar um pouco.



Um comentário:

Isa disse...

Leilinha,
tua homenagem,como sempre, foi linda, indescritível.Só tu mesmo pra descobrir esse disco de rock...Nem lembro direito, mas acho que era dos que a gente tinha colecionado, em casa, porque gostávamos muito de dansar, eu e todos os meus irmãos, e eu e o papai.Íamos a todas as festas junto com meus irmãos, quando começamos a namorar, e tínhamos em nossa coleção de LPs as orquestras que mais tocavam na época.
Agora o vídeo do Gonzaguinha é maravilhoso, me arrepiou inteira, me emocionou completamente.
Tua homenagem é mais um atestado de tanta sensibilidade.
Beijos, beijos.