Camaradas


Jinkings declama poema de Ruy Paranatinga Barata. A imagem é do vídeo "Nativo", sobre Ruy

Tarde de emoção no seminário a Ruy Barata

por Luciana  Medeiros

Depois da fala de Ruy Antônio Barata, que discorreu, nesta quinta, 02, sobre a trajetória de seu pai - desvelando o período político do país vivido por Ruy Barata -, um vídeo feito por alunos do curso de comunicação, nos anos 1990, emocionou o público que foi ao auditório Marajó, no Hangar, onde acontece a Feira Pan Amazônica do Livro, que este ano homenageia o poeta, o político e o saudoso boêmio Ruy Barata
Difícil foi conter as lágrimas. “Nativo” é uma raridade que, em estado degradado foi digitalizado,  ainda precisa ser melhor recuperado. Estava guardado por Tito Barata, ainda bem. É uma preciosidade em imagens de fotografias de família, de Ruy em vários estágios da vida, e de diversos momentos históricos do país, com narrativa que resume bem sua trajetória, além de conter depoimentos de grandes como Maria Lúcia Medeiros, Benedito Nunes, Francisco Paulo Mendes, Alfredo Oliveira, Raimundo Jinkings e Clóvis Meira, entre outros. 
(...)
Homenagem aos camaradas
A Pan Amazônica deste ano, sem dúvida, paga uma dívida com o poeta, mas se redime duas vezes por  homenagear, ainda, outro nome importante, o livreiro Raimundo Jinkings, amigo e companheiro de Ruy, no Partido Comunista Brasileiro.
“São os camaradas todos sendo homenageados. Essa turma toda que vimos atuar e fazem parte da minha infância e adolescência. Víamos as questões políticas sendo debatidas democraticamente em minha casa, com esta liberdade toda que Ruy sempre nos deu, mas sempre com muita responsabilidade”, finaliza Tito. 
Aproveitando, anote logo. O Seminário Raimundo Jinkings será no domingo, 4 de maio, no Hangar. Na programação, as palestras: “Raimundo, relato de vida”, por Isa Jinkings (14h às 15h15) e “Jinkings, livreiro e formador”, por Amarílis Tupiassu (15h30 às 17h15). Tudo na sala Marajó. Mas visite também o estande que a família montou na feira, reproduzindo o cantinho de Jinkings, na famosa livraria da Tamóios, que formou muitos intelectuais da cidade, incluindo todos estes que citei lá acima, presentes no video "Nativo".

http://holofotevirtual.blogspot.com.br/2013/05/tarde-de-emocao-no-seminario-ruy-barata.html

Nenhum comentário: